quinta-feira, 19 de novembro de 2009

NAHI CHAIYE *



* NAO QUERO
Dia 18 de Novembro

Ponto de encontro com o Daniel: 10h no Hawa Mahal para irmos de autocarro ate Amber Fort. 7 rupias por pessoa! (mais ou menos 8 centimos!) Tudo muito curioso a olhar para nos e comecamos a perceber que o nosso papel face a imensa pobreza e mendicidade e sermos realmente a tal gota de agua no oceano, darmos aquilo que temos, e nao a nivel material. Estarmos alegres, brincarmos com os miudos, com as pessoas, com os intocaveis, com as muculmanas (no autocarro, vinha uma muculmana ao meu lado de 20 anos com 2 filhas, uma de 9 e uma de 2 anos, e viemos os 40 minutos da viagem a comunicar por gestos e senti realmente uma afeicao por aquela mulher).

Ao final da tarde, um condutor de riquexo engracou connosco, mal dizia uma palavra de ingles, so perguntava `where you go next?` (querem sempre varios trajectos) e ria, ria, ria. A cena era hilariante, nos andavamos a pe, ele andava com o riquexo, largava o riquexo, vinha ter connosco, desatava as gargalhadas, andava a pe alguns metros connosco, voltava atras para ir buscar o riquexo e assim por diante... Olhem para ele, o maximo, nao e?
A meio do dia, antes dum museu fechar estavamos em corrida contra o tempo, perdidos no meio dos becos e ruelas de Jaipur, numa zona pouco turistica, cheia de cabras e galinhas (se bem que as zonas turistica tambem tem cabras e galinhas!!) e milhoes de miudos e queriamos encontrar o museu astronomico (que e brutal!), vai dai a Zeza decide puxar pelos miudos e sai-se com `Go, go, go, go!!!` Comecam todos a correr que nem uns doidos por meio de tuneis e ruelas, e claro no final a pedirem 2 rupias, depois uma pastilha (e nos nesse dia nao tinhamos sugus connosco) e ... claro, dificil ficar impassivel a tudo isto!
Amber e extraordinario. Faz-nos duvidar do tamanho dos nossos castelos, claro que tudo aqui e a uma escala gigantesca. Estes marajas nao brincavam em servico, com quartos e alas para as 12 mulheres e centenas de concubinas; e por ai fora. O que nao deixo de recomendar e que estas visitas se facam com guias. Vale mesmo a pena e o preco nao e caro (sendo uma forma de ajuda!).

Aprendemos em Amber a frase que acho que nos vai ser mais util no resto da estadia `NAHI CHAIYE DHANYAWAD` - `NAO QUERO`. A principal graca disto e que quando dizemos a frase eles desatam-se a rir e corrigem-nos o hindi! O importante e que percebem a mensagem e param de nos assediar com mil compras! Passamos agora os dias a repetir a frase.
Ao almoco, o Daniel la nos arrastou para um dos restaurantes dele, a Zezinha so comeu chapatas; eu comi arroz. A ver se contrariavamos a desinteria (tarde demais!!!).
Depois de deambularmos e descansarmos, fomos visitar o Hawa Mahal -Palacio dos Ventos, que e fabuloso, um palacio construido por um maraja para que o seu harem pudesse observar o movimento das ruas, sem ser observado. Lindo, lindo, lindo! Amanha, junto fotografias!
A noite, mudamos de planos! Coisas da vida... Acabamos por ficar mais uma noite em Jaipur...
MUITO IMPORTANTE: o computador que estou a usar esta em arabe, nao consigo por isso publicar os comentarios que me tem feito (estao publicos?!?). Obrigada a todos e a cada um, em especial por terem vencido a vergonha e me motivarem a continuar a escrever!

3 comentários:

  1. Fico orgulhoso que tenham ido no autocarro local até ao Amber Fort. É nessas ocasiões que se vêem as pessoas mais engraçadas. Esse forte é espectacular! O de Jodhpur não lhe fica atrás. Continuação de boa viagem!!

    ResponderEliminar
  2. Grande beijinho Rita e Zézinha! Só pelos primeiros dias já dá para ver quão espantosa vai ser a viagem!

    ResponderEliminar
  3. Queridas Rita, Zezinha e Teté,
    Confesso q n consigo ler tudo, mas adorei a historia da loja: o riso da Zezinha! Sim, Rita, a Zezinha é a tua fã nº1!!!!
    Percebo q estão a adorar (só de pensar que poderia estar ai c vcs... )e as v/ fotografias mostram isso! Estou mortinha por perceber como é o v/ trabalho nas Irmazinhas!
    Queria deixar-vos um grd bjinho, vão dando novidades q por cá estamos todos mortinhos por saber!
    Bj grd,
    Teresa G

    ResponderEliminar