quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A INTENSIDADE DOS DIAS EM 5 SENTIDOS


A todos os que nos teem acompanhado... Sei que ja o disse varias vezes, mas isto de escrever num blog e bastante mais impessoal do que escrever por mail.



1) nao faco ideia de quem me esta a ler;

2) nao faco ideia se estao a acompanhar com regularidade ou se ja se fartaram da falta de periodicidade com que aqui venho;

3) como nao tenho feedbacks (so agora e que descobri que tinhamos tido comentarios!!!), para mim e meio estranho. De qualquer forma, sem promessas, vou tentar ser mais fiel.

Os dias sao vividos com uma intensidade imensa. Impossivel de descrever, diria que na India, todos os nossos sentidos sao apurados.



Nao so a visao com as imensas cores, as poses dos indianos, os olhares das pessoas; como a audicao com as musicas na rua, a cacofonia no transito, lavarem as panelas dos restaurantes por baixo das janelas do nosso quarto ate adormecermos, acordarmos as 5h com o chamamento para a mesquita ou foguetes em dias de casamento (fomos no outro dia a um casamento muculmano e foi uma loucura!) e fenomeno curioso, os caes, que sao aos milhares e dormem, indiferentes a imensa barulheira das ruas, sao tao pacificos e tolerantes como o seu povo: nunca os ouvi ladrar.
Os cheiros sao intensissimos: tanto podemos cheirar o tchai como as especiarias, como temos de aguentar a respiracao porque um cheiro a esgoto ou a mijo se nos entranha no corpo. O paladar tem sido uma conquista neste imenso continente. Ja estive segunda vez doente (desculpa para longa ausencia da internet), nao sei bem porque... Bastante desgastante, mas estou contente, porque estou bem ha 4 dias, e so fiquei um dia em casa! Aos poucos, vamos-nos aventurando nos paneer, nos tekalis e curries. Comida de rua, muito devagarinho, porque claro, e sempre picantissima! Ha por outro lado imensos restaurantes que servem comida ocidental e chinesa (noodles, etc) por isso e facil de nos defendermos e os Nans (pao tipico) sao regra geral deliciosos!
E claro, o toque, eu que sou a senhora do toque, habituei-me neste novo mundo a juntar as duas maos e fazer um singelo Namaste e a evitar dar apertos de mao, que para eles e ja considerado um gesto de grande intimidade. Os indianos olham para nos com imensa curiosidade, sobretudo quando estamos em partes da cidade pouco turisticas; nao se coibem de nos interromper se estamos a meio de uma conversa: "Excuse me! Excuse me! Which country? What language?" Os mais cerimoniosos olham para nos com imensa curiosidade e tentam tocar-nos (esses sao atrevidos!). Nas casas onde trabalhamos, o simbolo de maior respeito, e darem-nos um beijo nas maos e logo em seguida nos pes. Ficamos sem reaccao...

4 comentários:

  1. Fabulosas as Fotos!!!!Estou a adorar a reportagem!!!Divirtam-se MUITO!!!Bejos com saudades Marta "alentejana"

    ResponderEliminar
  2. Minhas queridas amigas,
    É sempre uma alegria cada vez que me actualizo com as vossas experiências e noticias desse lado. Tenho lido todos os post com muita atenção e vontade de que chegue o post seguinte. Por isso, amigas, podem acreditar que existem seguidores deste blog e muito interessados em todas as novidades! Vão dando notícias, sim!!! Um grande beijinho para vocês

    ResponderEliminar
  3. Querida Rita,
    Sim, tens leitores! Não só em Portugal mas também em Macau.
    Continua a escrever que eu gosto imenso de te ler.
    Grande beijinho,
    D

    ResponderEliminar
  4. Caras viajantes
    Muito obrigada pelas fabulosas fotografias.
    Estou de partida para a India...e depois desta reportagem ainda fiquei com mais vontade, se isso ainda era possível.
    Tudo de bom
    Sofia

    ResponderEliminar