quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NAMASTE


Dia 17 de Novembro - Agra - Jaipur

Hora de acordar: 6h00. Zezinha e eu demos um salto da cama, aliviadas pelo facto da noite ter acabado. Digamos que os jardins do Sheela Hotel tem tanto de encantador quanto os quartos tem de repulsivo. Nao foi uma noite bem passada em suma.

A saida do hotel, os nossos novos amigos do riquexo - Amra (que se le Amar) e nao sei pronunciar o outro la estavam a nossa espera - e impressionante. Tinham-nos deixado em `casa` as 23h, as 7h ja la estavam prontos a quererem mais trabalho. Este e um povo que apesar de pedir muito, nao perde a oportunidade de trabalhar quando pode.

Estavamos com bastante expectactiva em relacao ao Taj Mahal e a uma das historias mais bonitas de todos os tempos (e tambem mais morbidas - para imortalizar o amor pela sua amada, o imperador Shah Jahan mandou construir o Taj Mahal ao melhor arquitecto persa da epoca; mas para conseguir que o arquitecto sentisse a dor da perda da amada, mandou que matassem a sua mulher. So assim, o arquitecto conseguiu conceber a obra. Meio morbido, nao?). E iamos ver o monumento a uma das horas mais bonitas do dia - o amanhecer. Eis que uma vez mais, os nossos planos nem sempre sao aqueles que esperavamos... Estava a chover!! O que e que tou aqui a fazer? Claro que tiramos proveito da situacao, como sempre...


Depois do Taj Mahal, passamos na nossa rua, despedimo-nos de todos os miudos que tinhamos conhecido na vespera (parecia que la estavamos ha semanas) e fomos a correr para a estacao de camionetas onde rumamos para Jaipur.
Nas ruas, ja nos sentimos em casa. As pessoas com quem falavamos, os livros que liamos todos diziam que nos primeiros 3 dias de viagem iriamos estar em choque. Nao sei se estavamos ja preparadas para o tal choque, se o Brasil nos tinha ajudado para esta realidade, mas a verdade, e que apesar dos dias parecerem interminaveis e riquissimos, estamos a adorar, sentimo-nos bem (fora a parte fisica - nao se preocupem, respectivos pais! Sao so as habituais maleitas fisicas! So nao pensavamos que fosse logo no 3o dia de viagem!!) e realizamos o privilegio que e aqui estarmos...

Divagacoes a parte... Viagem de autocarro com graca, muito local. Com mini ventoinhas (?!?) de 4 em 4 lugares, bancos reclinaveis e conducao muito segura (melhor que o nosso motorista!). Chegamos a Jaipur e resolvemos cometer a loucura de pagar mais 4 euros cada para ficarmos num bom hotel Hotel Pearl Palace , com agua quente, cama fantastica, e terraco girissimo. Foi o que nos valeu!...

O Lucky levou-nos no seu Tuc Tuc e entramos num rompante nas ruas movimentadas de Jaipur. No meio do transito ele ia cantando Ricky Martin, Bob Marley enquanto falava connosco em ingles, italiano, espanhol e frances. Queria a viva forca aprender portugues e nos so riamos! Por fim la nos deixou a porta do cinema mais famoso da India, onde perdemos a sessao da tarde por 5 min (em hindi). Reparem bem nas cores do tuc tuc do Lucky!!

Quis o destino que nos cruzassemos com o Daniel, um Israelita que tinha acabado de sair do cinema... Ele em destino, nos tambem. Acabamos por explorar juntos a cidade velha, cidade rosa, juntos.

O Daniel esta ha 3 meses na India e nao tem data de regresso marcada. Tem 27 anos, e musico, veio para a India para fazer uma pausa na sua carreira musical, mas acabou por viver durante um mes em Jaiselmer (no deserto) com os Bhopa (casta mais baixa) a aprender um novo instrumento musical. Por vezes fugimos do obvio e ele apresenta-se-nos sob as formas mais curiosas. Tenho a certeza de que tambem o Daniel se vai perguntado sobre o que ta aqui a fazer... Claro que ja ficou gravemente doente porque nao tem cuidado nenhum e este dia foi o primeiro em que andou a deambular na cidade. Na verdade nao fizemos muito, para alem de fazer o `reconhecimento` da cidade a noite e acabamos a jantar num sitio recomendado pelo nosso anfitriao que nos deu as boas vindas as desinterias indianas. A fotografia nao mostra os ratos (mas isso e normal!!), o pior foi o dia seguinte!

NAMASTE!

3 comentários:

  1. que giro, também estive na índia, exactamente nessa altura! Na altura não encontrei niguém portugês, mas afinal estavam perto :)))

    ResponderEliminar
  2. também tive no hotel pearl palace que amamos :) e no Sheela Hotel que odiamos. Acho que em Agra, tirando o Taj, mais nada vale a pena...

    Viajaram com a lonely planet?

    ResponderEliminar
  3. Olá! Que coincidência!... Viajámos independentes, mas com o Guide du Routard (que para mim é dos melhores) que recomendava estes hóteis. Grande viagem, a repetir, sem dúvida!

    ResponderEliminar